sábado, 25 de setembro de 2010

Cinema é Magia - Nada Substitui a Sala Escura(antigos cinemas delmirenses revistos por Luiz Reginaldo)

A postagem de hoje é por conta do nosso colaborador Luiz Reginaldo. A temática cinemas delmreneses sempre é retomada. O olhar saudosista sobre as coisas boas do passado sempre são bem vindas. E vai que de tanto martelarmos alguma ação concreta seja realizada.

Vamos ao que interessa: Texto na íntegra e imagens por conta do Luiz Reginaldo.


Olá César!!

Segue por aqui fragmentos para vc colocar no blog. sempre com tematica da nossa Delmiro.



Cinema é magia – nada substitui a sala escura

Os cinemas da nossa cidade foram colocados de lados por pessoas que não tinham nem um pouco e também nenhum interesse em cultura. Ficamos revoltados com tamanhas mudanças e consequentemente os afetamentos em sua função educativa.

Em outras palavras falamos de empobrecimento cultural em pleno solo alagoano onde nos dias atuais há pouca ou talvez nenhuma alternativa de entretenimento com cunho mais cultural. Não vejo nenhuma mobilização por parte dos representantes do município até por que isso não traz retorno eleitoral por parte de uma determinada classe intelectualizada.

Vejamos a realidade: o Cine Real original com seu desativamento foi abandonado, e em seu lugar surge inicialmente um templo religioso por ter uma excelente localização para a pratica religiosa, tornando assim preservado o espaço para lembranças memoriais de pessoas que por um bom tempo frequenquentou a sua sala escura. E hoje no prédio não está mais funcionado a igreja que ali estava. Encontra-se completamente abandonado não sei por qual motivo, será por falta de empenho dos próprios donos do prédio ou da falta de iniciativas de outras pessoas???

E o Cine Pedra também original está em uma melhor condição, sua arquitetura foi conservada e aliada ao modernismo apresenta uma boa aparência. Em começo dos anos noventa do século passado foi transformado em emissora de rádio e pôde assim levar um pouco de informação misturada com arte para a população carente da cidade. Não defendo aqui mudanças e sim permanência de nossa memória juntamente com suas tradições e costumes que por muito tempo significou valores e praticas em cada um de nós.

É uma pena, não termos herdado de nossos colonizadores o instinto da preservação. Não damos a menor importância para os nossos prédios históricos. A exemplo coloco aqui a questão dos dois cinemas e outros espalhados por toda cidade e arredores, tão divulgado por aqui no blog. A razão é simples, preservar não faz parte de nossa cultura. Salvo as exceções.

Aqui ficam algumas imagens para registro feitas pela manhã do domingo de páscoa deste ano por mim mesmo na câmara do celular já imaginando neste post e sua conseqüente publicação por parte do senhor César e equipe. Pena que não tenho imagem de fotografias do ontem para possíveis confrontos e comparações do hoje. Mas o que fica de gratidão nisso tudo é a lembrança bem viva da recordação do seu funcionamento onde comíamos pipocas e outras coisas assistindo filmes influenciados pelos seus cartazes coloridos. Muitos destes filmes foram vistos por mim e com certeza por vocês também.

Ao amigo César

Só tenho a agradecer pela divulgação no espaço.

Luiz Reginaldo.

17 comentários:

César Tavares disse...

Grato ao Luiz Reginaldo pelo material enviado. Mas não precisa este tratamento de senhor César não(vai me lembrar que os anos estão passando depressa demais). Ahh e quanto a equipe de manutenção do blog ela é composta por...por por...por....só eu mesmo. Mas colaboradores, assim como vc, tem um bocado. E a graças a vcs que o nosso blog tem se mantido por tantos anos. Mesmo sendo monotemático.

abraços

Edmo Cavalcante disse...

César, é isso mesmo! sua equipe! Sua competência e trato com este canal é coisa de equipe,digamos... equipe individual!Mas na verdade eu entrei pra dizer que vivi intensamente o Cine Real.Eu ia ao delírio ao ver os cartazes.Não importava o filme, queria assistir a todos.Todos eu não consegui,mas assisti a quase todos, pois ajudava tia Alzira na bilheteria e com isso,em compensção, ela e tio Zé Balbino me "franqueavam" a entrada.Quanto à cultura, eu estou de acordo com opinião do Luiz Reginaldo.

Luiz Reginaldo Silva disse...

Valeu Cesar pelo espaço!

É a partir de temas tirados lá do fundo do baú que vamos caminhando e editando assuntos que são cada vez mais particulares a todos nós que aqui passamos.

Abraços.

Luiz

César Tavares disse...

Não tem a ver com o tema cinemas delmirenses. Mas por curiosidade skyline delmirense? Quem será o "arquiteto" que a projetou? E os cálculos foram feitos por quem? Crescimento desordenado é o completo caos urbano. Um monstrengo se ergue.

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

Ainda existem aqueles cinemas no centro do Recife? A saber: Moderno, Veneza, São Luis, Astor, Rits, Palace, AIP, Boa Vista, Trianon, etc. Ou todos se transformaram em templos religiosos? Afinal é muito mais lucrativo cobrar o dízimo do que uma entrada de cinema. rs...

César Tavares disse...

Ricardo destes só resiste o velho e bom S Luiz. Foi reformado recentemente. E passa filmes fora do circuito comercial. Também foi incorporado pelo patrimônio público como bem tombado. Preços são camaradas e aos sábados há um cineclube com entrada gratuita. Cadeiras foram reformadas mas mantendo o estilo original. Há menos cadeiras pq foram feitas adaptações seguindo a legislação que reserva assentos para deficientes, obesos... No mais continua no mesmo.

Os demais estão assim?

Moderno: Loja de Móveis
Trianon: Abandonado e prédio invadido por sem tetos
Veneza: abandonado.
Ritz e Astor é o Centro Cultural Rossini Couto. Prédio pertence ao MPPE e homenageia um promotor assassinado no exercício de sua função. No local há palestras, eventos e uma biblioteca jurídica

Boa Vista: Prédio derrubado e virou estacionamento de uma faculdade.

Art Palácio já foi um bingo e prédio fechado atualmente. Faz parte do complexo invadido do Trianon.

AIP esteve fechado por muitos anos e está em processo de reabertura em moldes parecidos com o atual S. Luiz.

No centro de Recife cinemas, fora o S. Luiz só há no Shopping Boa Vista(que fica ao lado da antiga Mesbla-hoje loja Riachuelo). E no Shopping há atualmente seis cinemas, e para alegria dos saudosistas como vc eles fizeram algo interessante deram nomes aos cinemas com os mesmos que havia no passado: Veneza, Boa Vista...e ainda colocaram fotos em tamanho grande dos mesmos antigos cinemas e suas plantas e um pequeno histórico sobre cada um. Ficou legal a homenagem.

No mais há ainda cinemas no Teatro do Parque e na Fundaj. Fora do centro há cinemas nos shoppings. E nos mesmos se somar tudo a cidade atualmente tem mais de 50 cinemas. Fora dos shoppings tb há 3 cinemas na Av. Rosa e Silva.

Espero ter atualizado suas informações e lembranças do Recife.

Paulo da Cruz disse...

Em tempos de DVDs, BluRays, Home Theaters e equivalentes é muito bom ouvir falar de cinemas, quer sejam na nossa velha Macondo ou em Recife. Aqui em Maceió praticamente só restam os cinemas de shopping. O velho S. Luiz virou loja. Mas, voltando a DG as imagens e sons dos cines Pedra e Real ainda hoje estão vivas em minha mente. Ainda ouço velhas canções de Jerry Adriani e cia.

César Tavares disse...

Lembro-me dos Xôoooo que ecoavam pelo Cine Real quando o condor da Condor Filmes se preparava para voar...

Paurílio disse...

Sabemos que o Cine Pedra é do Tempo de Delmiro. E o cine de Zé Maria (Cine Real), alguém sabe quando foi construído? Desde que me entendo de gente (como se diz aí na nossa terra), o Cine Real já existia. Vou dar uma dica: nasci em 46. O cálculo é com vocês.

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

César, foi sensacional o tombamento do cinema São Luis como patrimônio público. A idéia de colocar o nome dos antigos cinemas do centro de Recife nos cinemas do shopping foi extremamente criativa.

Agora, mudando de assunto, recentemente tomei um baita susto: Vi o Roberto Freire aqui em São Paulo, na propaganda eleitora gratuita da TV, como candidato a deputado federal por São Paulo. Fiquei sem entender nada.
O Roberto Freire é (ou era) um político de longa data e muito prestígio em Pernambuco. Ele foi paraninfo da minha turma de formandos em engenharia. O que aconteceu? Faz muito tempo que o Roberto Freire abandonou a política pernambucana? Ele teve uma desilusão política ou amorosa? O que os antigos eleitores dele acham dessa mudança? Como ficou o clima?

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
César Tavares disse...

O Freire tb foi paraninfo da minha turma. Desde que fundou o PPS e fez aliança com o DEM que perdeu prestigío por aqui. Transferiu-se para S.Paulo e conseguiu uma boquinha num Conselho de Administração de alguma empresa estatal daí.

Aqui, caso ele fosse candidato a suplente do conselho fiscal da liga de dominó do Alto do Deodato, teria muita dificuldade em ser eleito. Triste destino para quem foi o Plínio Correia na eleição presidencial de 89.

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

É realmnte uma pena. Na eleição presidencial de 89, apesar de eu não ter simpatia pelo comunismo, eu ia votar no Roberto Freire. Mas como ele não conseguiria mesmo ir para o segundo turno, resolvi fazer o voto útil e acabei votando no Mário Covas, pois eu não tinha (ainda não tenho) simpatia pela dobradinha Lula/Color. No segundo turno foi constrangedor, uma vez que tive que votar no Lula porque eu odiava mais o Color do que o Lula. Por sorte o Lula perdeu e por azar o Color ganhou. rs...

Anônimo disse...

Pois é Ricardo...agora Collor perdeu! Não vai para o 2ºturno! No debate que houve na afiliada Record em Alagoas, o alvo preferido de acusações por parte do nosso conterrâneo Tony Clovis foi o Fernando Collor. Segundo fontes confiáveis, num dos intervalos do debate, o Collor pegou no braço do Tony e perguntou de quem ele era "laranja". Tony obteve mais de 8000 votos, ficando à frente do professor universitário Jeferson Piones.

Edmo Cavalcante disse...

É meu, o comentário anterior!

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

O Roberto Freire foi eleito deputado federal por São Paulo.

Anônimo disse...

COISSAS QUE ACONTECEM... ESSES DIAS MINHA MAE ESTAVA ME FALANDO: QUE ESTAVA COM SAUDADES DA EPOCA EM QUE ELA IA AO CINEMA EM DELMIRO GOUVEIA...

*VOU COLOCA-LA NO MUNDO CHAMADO INTERNET, PARA QUE ELA MESMA POSSA NOS PROVIDENCIAR HISTORIAS SOBRE NOSSA MACOMBO DELMIRO..

ABRAÇOS

Ô_Ô Fernando